Programação

09h
Coreografia de Jazz (Dança)
Simone Xavier Carvalho Melo

Requisito: Vestir roupas confortáveis.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Sala E1.

Oficina
Fotografia - o exercício do olhar
Fernanda Morales

Resumo: A oficina vislumbra-se na prerrogativa da educação do olhar através da imagem fotográfica, oferecendo um panorama da fotografia brasileira, assim como, suas técnicas e suportes utilizados desde o seu surgimento. O embasamento teórico que  norteia sobre  fotografia como linguagem, a crítica de arte e o papel das instituições culturais versa sobre a prática fotográfica amadora e sua inserção no nosso cotidiano.

Objetivo da oficina: Promover o conhecimento acerca do percurso da fotografia brasileira ao longo de sua história, lançando um olhar linear desde seus primeiros realizadores até as produções contemporâneas,. A oficina também busca penetrar sob o olhar sensível do fotógrafo, sua poética expressiva sobre o mundo e as especificidades de seus meios.

Público alvo: Alunos do IFF e comunidade em geral.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Sala D3.

Oficina
Música, movimento e ambiente sonoro
Charles William Vieira Vianna

Resumo: A criação, a escuta e a apreciação é parte integrante da educação musical como foco de vários trabalhos pedagógicos. Nesta oficina pretende-se apresentar a música como fonte de representação dos sons oriundos do nosso cotidiano alinhado a expressão corporal ativa. Ativar esta escuta utilizando o corpo como ferramenta pode possibilitar uma melhor atuação dos alunos no palco do FESQUIFF.

Objetivo da oficina: Está oficina tem como objetivo estimular os alunos a um fazer musical através de um processo de escuta de sons presentes no cotidiano e a criação de novas possibilidades sonoras tornando o corpo um reflexo desta escuta.

Público alvo: Alunos do IFF e comunidade em geral.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Sala D4.

Oficina
Jogos teatrais
Luiz Fernando Crespo Rossi

Resumo: Uma oficina de teatro é objeto de uma contínua formação cultural. E através dela que alunos começam a experimentar e compreender o teatro em suas dimensões artísticas, estéticas, histórica, social e antropológica. O teatro fortalece as relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de autonomia.

Objetivo da oficina: Desenvolver regras para jogos de observação, atenção, improvisação e representação. Conhecer um espaço cênico, se aproximar de um personagem e descobrir como se desenrola uma ação dramática.

Público alvo: Jovens e adultos à partir de 16 anos.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Auditório Bloco D.

Oficina
O corpo, o jogo e a mímica: uma prática de experimentação
Mônica Fernandes Patta

Resumo: A oficina visa fornecer ferramentas no processo de comunicação e integração, através de técnicas corporais e improvisação teatral de forma a contribuir na formação de cidadãos críticos e conscientes de si e do grupo que os rodeia. Conteúdos trabalhados nas oficinas: Expressão Corporal; Postura; Equilíbrio; O Corpo no Espaço; Utilização do Espaço; Ritmo; Improvisação Teatral; Concentração; Foco; Ação no Jogo; Composição de Cenas; Relação palco e plateia.

Objetivo da oficina: Gerais - Desenvolver espírito de coletividade; Valorizar o convívio social; Desenvolver coordenação motora; Desenvolver potencialidades criativas; Desenvolver habilidades corporais; Ampliar seus conhecimentos corporais; Estimular a imaginação; Obedecer a regras; Expressar-se através de suas potencialidades corporais. Específicos - Reproduzir exercícios corporais; Reproduzir sua realidade artisticamente, utilizando-se de seu corpo e suas ações; Imitar pessoas, animais e objetos; Brincar; Confiar no colega; Mostrar iniciativa; Expor suas idéias em grupo.

Público alvo: Alunos do IFF e comunidade em geral.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Sala E24.

Oficina
14h
Jogos Teatrais para atores e não atores - uma breve introdução ao Teatro do Oprimido
Céli do Nascimento Palácios

Resumo: Jogos teatrais baseados, solidamente, no repertório de jogos do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, sobretudo Teatro Imagem e Teatro Fórum.

Objetivo da oficina: Desenvolver a expressividade, a criatividade, a percepção de "presença" através do entendimento da atualização do momento evocada pelo ato de jogar. Os jogos do repertório do Teatro do Oprimido permitem que o Teatro seja percebido também como uma forma de discussão de questões políticas e sociais.

Público alvo: Atores e não atores.

Local: Teatro Municipal de Cabo Frio. Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n - Algodoal, Cabo Frio - RJ.
 

Oficina
18h
Os inimigos não mandam flores
Grupo Nós do Teatro

Espetáculo Teatral realizado pelo Grupo Nós do Teatro

Vos declaro... boneco e manipuladora. A peça de Pedro Block retrata a vida do casal Silvia e Geraldo. Ele, um contrabandista financeiramente bem sucedido. Ela, uma articuladora, inferiorizada pela beleza das outras mulheres. Para conquistar Geraldo, Silvia utiliza suas próprias armas, combatendo as gatas que cercam seu marido, armadas com sua beleza e sensualidade. Serão as armas de Silvia suficientes para despertar algum afeto em Geraldo? Uma flor, uma única flor talvez bastasse para começar a sentir. Confira os desdobramentos dessa relação.

Local: Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro - Auditório Cristina Bastos. Bloco D.

 

Espetáculo
09h
Oficina de Dança-Teatro
Manuela Batista Nogueira

Resumo: Prática corporal em teatro-dança fundamenta na metodologia de Peter Brook, Pina Bausch e Laban.

Objetivo da oficina: Realizar a vivência em algumas técnicas básicas da linguagem Dança-Teatro como forma de ampliação das potencialidades expressivas e estética para cena.

Público alvo: A partir de 14 anos.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro - Auditório Cristina Bastos - Bloco D.

Oficina
09h
Improvisação Teatral Básica
Danilo Basile Forlini

Resumo: A oficina visa a formação artística e cultural dos alunos, a democratização cultural de espaços públicos como os Institutos Federais e objetiva apresentar e inserir aos participantes o universo da Improvisação Teatral e seus formatos de treinamentos, jogos e formatos de montagem.

Objetivo da oficina:

  • Apresentar aos participantes o universo da Improvisação Teatral, seus requisitos e suas possibilidades.
  • Conhecer e vivenciar os princípios básicos da Improvisação: aceitação, escuta, generosidade, erro, associação e fluxo de ideias (Metodologia e conceitos de Keith Johnstone).
  • Conhecer, praticar e se divertir com os Jogos de Improvisação Teatral que serão apresentados.
  • Conhecer a estrutura básica da Dramaturgia da Improvisação, apresentando brevemente as ideias de motor e plataforma, cotidiano, reação e inclinação da cena (Estrutura de Omar Argentino).
  • Transportar as ideias apresentadas para a vivência cotidiana e de que maneira elas reverberam e entremeiam a Inteligência Interpessoal, Comunicação e desenvolvimento do potencial criativo de cada um.

Público alvo: A partir de 15 anos.

Horário: 09 horas às 12 horas e 14 horas às 17 horas.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro - Auditório Cristina Bastos. Bloco D.
 

Oficina
Jogo e Teatro
Nicaulis Costa Conserva

Resumo: A oficina "Jogo e Teatro" pretende incentivar o entendimento da criação teatral a partir da experimentação de diversos jogos teatrais. Além de propor a contação de histórias também a partir dos jogos, a oficina desenvolverá um prazeroso trabalho corporal e vocal.

Objetivo da oficina: Dinamizar o processo de criação teatral através da prática dos jogos.

Público alvo: Iniciantes, atores, professores ou outro profissional a partir dos 14 anos de idade.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro - Auditório Miguel Ramalho. Bloco A.
 

Oficina
14h
Fotografia - o exercício do olhar
Fernanda Morales

Resumo: A oficina vislumbra-se na prerrogativa da educação do olhar através da imagem fotográfica, oferecendo um panorama da fotografia brasileira, assim como, suas técnicas e suportes utilizados desde o seu surgimento. O embasamento teórico que  norteia sobre  fotografia como linguagem, a crítica de arte e o papel das instituições culturais versa sobre a prática fotográfica amadora e sua inserção no nosso cotidiano.

Objetivo da oficina: Promover o conhecimento acerca do percurso da fotografia brasileira ao longo de sua história, lançando um olhar linear desde seus primeiros realizadores até as produções contemporâneas,. A oficina também busca penetrar sob o olhar sensível do fotógrafo, sua poética expressiva sobre o mundo e as especificidades de seus meios.

Público alvo: Alunos do IFF e comunidade em geral.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro - Auditório Reginaldo Rangel. Bloco A.
 

Oficina
14h
Sensibilização corporal nas Artes Cênicas
Tatiana de Oliveira Almeida

Resumo: A oficina tem como objetivo possibilitar aos participantes a experiência da pesquisa de movimento para ampliação das potencialidades expressivas do corpo.

Objetivo da oficina: Experienciar o movimento buscando ampliar as possibilidades expressivas do corpo. Compreender a importância de se desenvolver a pesquisa de movimento. Perceber os processos de pesquisa e conscientização do movimento como caminhos para a expressividade e criação. Contextualizar o trabalho corporal desenvolvido por Angel e Klauss Vianna.

Público alvo: Artistas da dança e do teatro e pessoas interessadas em (re)conhecer o corpo e suas potencialidades. A proposta não se restringe a profissionais da área.

Local: Teatro Municipal de Cabo Frio. Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n - Algodoal, Cabo Frio - RJ.

Oficina
19h
Os inimigos não mandam flores [ITAPERUNA]
Grupo Nós do Teatro

Espetáculo Teatral realizado pelo Grupo Nós do Teatro

Vos declaro... boneco e manipuladora. A peça de Pedro Block retrata a vida do casal Silvia e Geraldo. Ele, um contrabandista financeiramente bem sucedido. Ela, uma articuladora, inferiorizada pela beleza das outras mulheres. Para conquistar Geraldo, Silvia utiliza suas próprias armas, combatendo as gatas que cercam seu marido, armadas com sua beleza e sensualidade. Serão as armas de Silvia suficientes para despertar algum afeto em Geraldo? Uma flor, uma única flor talvez bastasse para começar a sentir. Confira os desdobramentos dessa relação.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna - Auditório.

Espetáculo
16h
Aprisionados [ITAPERUNA]
Grupo Teatral Arte e Conflito

Elenco
João Victor Marins Ferreira
Wanderleya Boechat de Lima
Giovanna Gomes Meirelles
Amarildo Junior de Paula Nascimento
João Victor da Silva Mendes Costa

Direção
João Victor Marins Ferreira
Wanderleya Boechat de Lima

Figurino
Giovanna Gomes Meirelles

Maquiagem
Wanderleya Boechat de Lima

Sonoplastia
Lucas Neves Belizario

Local: Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna - Auditório.

Esquete
16h 15min
Nerd Hipocondríaco [ITAPERUNA]
Grupo Solaris

Elenco
Tales Línicker Silva de Freitas

Direção
Vinícius HPR

Figurino, Maquiagem e Sonoplastia
Tales Línicker Silva de Freitas

Local: Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna - Auditório.

Esquete
16h 45min
O Proprietário [ITAPERUNA]
LaCaRt

Elenco
Maria Carolina Pinto Moura
Larissa Rangel

Direção
Maria Carolina Pinto Moura

Assistente de Direção
Yan Freitas

Figurino
Maria Carolina Pinto Moura
Larissa Rangel

Maquiagem
Larissa Rangel

Sonoplastia
Larissa Rangel

Local: Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna - Auditório.

Esquete
17h
Sem Escapatória [ITAPERUNA]
Grupo Parada Artística

Elenco
Joaquim dos Santos Marques

Direção
Artur Ferreira da Silva

Preparadora
Gleiciane Lage Soares Poubel

Sonoplastia
Lucas Neves Belizario

Local: Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna - Auditório.

Esquete
14h
Oficina de Dança-Teatro
Manuela Batista Nogueira

Resumo: Prática corporal em teatro-dança fundamenta na metodologia de Peter Brook, Pina Bausch e Laban.

Objetivo da oficina: Realizar a vivência em algumas técnicas básicas da linguagem Dança-Teatro como forma de ampliação das potencialidades expressivas e estética para cena.

Público alvo: A partir de 14 anos.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Maricá - Sala de aula.

Oficina
18h
Entrelaces [CAMPOS GUARUS]
Grupo Nós do Teatro

Espetáculo Teatral realizado pelo Grupo Nós do Teatro

No palco, duas ações dramáticas ocorrem simultaneamente com um mesmo enredo. Dois casais vivenciam o mesmo drama em um mesmo ambiente. Texto intrigante que aponta para duas versões do mesmo fato: a de Gustavo e a de Dani. Inspirado na música “Mil Perdões” de Chico Buarque, a autora, Carola Saavedra escreve este conto em forma dramática. Montagem do Grupo Nós do Teatro já premiada em festival em diversas categorias. Assista e defina - quem tem razão: ele ou ela?

Local: Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus - Auditório Roberto Jorge de Farias. Bloco D.

Espetáculo
19h
O Proprietário [CAMPOS GUARUS]
LaCaRt

Elenco
Maria Carolina Pinto Moura
Larissa Rangel

Direção
Maria Carolina Pinto Moura

Assistente de Direção
Yan Freitas

Figurino
Maria Carolina Pinto Moura
Larissa Rangel

Maquiagem
Larissa Rangel

Sonoplastia
Larissa Rangel

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Auditório Roberto Jorge de Farias - D18.

Esquete
19h 15min
Nerd Hipocondríaco [CAMPOS GUARUS]
Grupo Solaris

Elenco
Tales Línicker Silva de Freitas

Direção
Vinícius HPR

Figurino, Maquiagem e Sonoplastia
Tales Línicker Silva de Freitas

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Auditório Roberto Jorge de Farias - D18.

Esquete
19h 30min
Castelo de Pedra [CAMPOS GUARUS]
Grupo Solaris

Elenco
Vinícius Pereira Ribeiro

Direção
Vinícius HPR

Apoio Técnico
Tales Línicker Silva de Freitas

Local: Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Auditório Roberto Jorge de Farias - D18.

Esquete
14h
Oficina de Dança-Teatro
Manuela Batista Nogueira

Resumo: Prática corporal em teatro-dança fundamenta na metodologia de Peter Brook, Pina Bausch e Laban.

Objetivo da oficina: Realizar a vivência em algumas técnicas básicas da linguagem Dança-Teatro como forma de ampliação das potencialidades expressivas e estética para cena.

Público alvo: A partir de 14 anos.

Local: Biblioteca Pública Municipal Poeta Manoel Baptista - Avenida José de Souza Faria, s/n°, centro (ao lado da Rodoviária).

Oficina
14h
Caracterização Teatral: Maquiagem como composição do personagem
Jonas Defante Terra e Liana Macabu de Sousa Soares

Resumo: A Caracterização Teatral, mais especificamente a Maquiagem, é um grande instrumento estético e expressivo para as artes cênicas. O ato de maquilar vence os obstáculos de visibilidade das expressões do rosto a distância e tem o potencial técnico de alterar completamente a anatomia, na intenção de caracterizar um personagem. Por meio de atividades práticas e demonstrativas, esta oficina mostrará um pouco das possibilidades técnicas e estéticas da maquiagem no teatro. Os participantes experimentarão técnicas de maquiagem realista e caricata, alteração da anatomia, envelhecimento e ferimentos.

Objetivo da oficina: O objetivo é conhecer alguns materiais e como são utilizados na maquiagem teatral; promover a percepção da anatomia do rosto e saber como modificá-la para imprimir sobre ela os traços psicológicos e características dos personagens.

Público alvo: Interessados pela arte de maquilar artisticamente.

Local: Biblioteca Pública Municipal Poeta Manoel Baptista - Avenida José de Souza Faria, s/n°, centro (ao lado da Rodoviária).

Oficina
18h 30min
O Proprietário [CAMBUCI]
LaCaRt

Elenco
Maria Carolina Pinto Moura
Larissa Rangel

Direção
Maria Carolina Pinto Moura

Assistente de Direção
Yan Freitas

Figurino
Maria Carolina Pinto Moura
Larissa Rangel

Maquiagem
Larissa Rangel

Sonoplastia
Larissa Rangel

Local: Escola Pedro Faria, rua Vicente Belo, 116. Centro - Cambuci, RJ.

Esquete
18h 45min
Nerd Hipocondríaco [CAMBUCI]
Grupo Solaris

Elenco
Tales Línicker Silva de Freitas

Direção
Vinícius HPR

Figurino, Maquiagem e Sonoplastia
Tales Línicker Silva de Freitas

Local: Escola Pedro Faria, rua Vicente Belo, 116. Centro - Cambuci, RJ.

Esquete
19h
Castelo de Pedra [CAMBUCI]
Grupo Solaris

Elenco
Vinícius Pereira Ribeiro

Direção
Vinícius HPR

Apoio Técnico
Tales Línicker Silva de Freitas

Local: Escola Pedro Faria, rua Vicente Belo, 116. Centro - Cambuci, RJ.

Esquete
19h 30min
Os inimigos não mandam flores [CAMBUCI]
Grupo Nós do Teatro

Espetáculo Teatral realizado pelo Grupo Nós do Teatro

Vos declaro... boneco e manipuladora. A peça de Pedro Block retrata a vida do casal Silvia e Geraldo. Ele, um contrabandista financeiramente bem sucedido. Ela, uma articuladora, inferiorizada pela beleza das outras mulheres. Para conquistar Geraldo, Silvia utiliza suas próprias armas, combatendo as gatas que cercam seu marido, armadas com sua beleza e sensualidade. Serão as armas de Silvia suficientes para despertar algum afeto em Geraldo? Uma flor, uma única flor talvez bastasse para começar a sentir. Confira os desdobramentos dessa relação.

Local: Escola Pedro Faria, rua Vicente Belo, 116. Centro - Cambuci, RJ.

Espetáculo
09h
Caracterização Teatral: Maquiagem como composição do personagem
Jonas Defante Terra e Liana Macabu de Sousa Soares

Resumo: A Caracterização Teatral, mais especificamente a Maquiagem, é um grande instrumento estético e expressivo para as artes cênicas. O ato de maquilar vence os obstáculos de visibilidade das expressões do rosto a distância e tem o potencial técnico de alterar completamente a anatomia, na intenção de caracterizar um personagem. Por meio de atividades práticas e demonstrativas, esta oficina mostrará um pouco das possibilidades técnicas e estéticas da maquiagem no teatro. Os participantes experimentarão técnicas de maquiagem realista e caricata, alteração da anatomia, envelhecimento e ferimentos.

Objetivo da oficina: O objetivo é conhecer alguns materiais e como são utilizados na maquiagem teatral; promover a percepção da anatomia do rosto e saber como modificá-la para imprimir sobre ela os traços psicológicos e características dos personagens.

Público alvo: Interessados pela arte de maquilar artisticamente.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua - sala da Cultura.

Oficina
Jogo e Teatro
Nicaulis Costa Conserva

Resumo: A oficina "Jogo e Teatro" pretende incentivar o entendimento da criação teatral a partir da experimentação de diversos jogos teatrais. Além de propor a contação de histórias também a partir dos jogos, a oficina desenvolverá um prazeroso trabalho corporal e vocal.

Objetivo da oficina: Dinamizar o processo de criação teatral através da prática dos jogos.

Público alvo: Iniciantes, atores, professores ou outro profissional a partir dos 14 anos de idade.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua - Auditório.

Oficina
Sensibilização corporal nas Artes Cênicas
Tatiana de Oliveira Almeida

Resumo: A oficina tem como objetivo possibilitar aos participantes a experiência da pesquisa de movimento para ampliação das potencialidades expressivas do corpo.

Objetivo da oficina: Experienciar o movimento buscando ampliar as possibilidades expressivas do corpo. Compreender a importância de se desenvolver a pesquisa de movimento. Perceber os processos de pesquisa e conscientização do movimento como caminhos para a expressividade e criação. Contextualizar o trabalho corporal desenvolvido por Angel e Klauss Vianna.

Público alvo: Artistas da dança e do teatro e pessoas interessadas em (re)conhecer o corpo e suas potencialidades. A proposta não se restringe a profissionais da área.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua - mezanino da quadra esportiva.

Oficina
09h
Oficina de Dança da Banda Musical União Quissamaense
Moira Paula

Público alvo: Interessados por dança.

Local: Campus Quissamã.

Oficina
Como fazer um Documentário
Lucas Muller Mello

Resumo: Será oferecido na oficina ao ar livre noções básicas de fotografia, captação de som, roteiro, linguagens atuais e distribuição de Documentário.

Objetivo da oficina: Fomentar o contato com o Audiovisual e percepções de mundo desses alunos. Desenvolver maneiras possíveis de se fazer Cinema a um baixo custo e resgate do patrimônio cultural imaterial das cidades do interior.

Público alvo: Estudantes secundaristas e comunidade local interessada em apreender.

Local: Campus Quissamã.

Oficina
Percepção corporal
Tales Linicker Silva de Freitas e Maria Carolina Pinto Moura

Resumo: Em tempos em que o estudo do corpo cada vez mais vem sendo ampliado, devido a  percepção da importância do mesmo perante a sociedade, é interessante ter uma experiência pessoal corporal. Visando isto e partindo do estudo de movimento Rudolf Laban, pesquisamos de maneira simples e didática elementos facilitadores para a pesquisa de movimentos e ampliação da expressão corporal. Estes podem contribuir de diversas maneiras para a vida do indivíduo seja pessoal ou profissional.

Objetivo da oficina: No intuito de buscar alcançar o que é fundamental para o movimento, propomos  experiências que despertam nos participantes a pesquisa de corpo, respiração e movimento, e trabalhando com relaxamento, micromovimentos, dança livre, dentre outros. Esse trabalho  auto-regula o tônus muscular, organiza a postura e amplia as possibilidades de criação corporal. 

Público alvo: Todas as faixas etárias, sem restrição.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Quissamã.

Oficina
Jogos Teatrais para atores e não atores - uma breve introdução ao Teatro do Oprimido
Céli do Nascimento Palácios

Resumo: Jogos teatrais baseados, solidamente, no repertório de jogos do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, sobretudo Teatro Imagem e Teatro Fórum.

Objetivo da oficina: Desenvolver a expressividade, a criatividade, a percepção de "presença" através do entendimento da atualização do momento evocada pelo ato de jogar. Os jogos do repertório do Teatro do Oprimido permitem que o Teatro seja percebido também como uma forma de discussão de questões políticas e sociais.

Público alvo: Atores e não atores.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Quissamã.

Oficina
17h 30min
Entrelaces [SÃO JOÃO DA BARRA]
Grupo Nós do Teatro

Espetáculo Teatral realizado pelo Grupo Nós do Teatro

No palco, duas ações dramáticas ocorrem simultaneamente com um mesmo enredo. Dois casais vivenciam o mesmo drama em um mesmo ambiente. Texto intrigante que aponta para duas versões do mesmo fato: a de Gustavo e a de Dani. Inspirado na música “Mil Perdões” de Chico Buarque, a autora, Carola Saavedra escreve este conto em forma dramática. Montagem do Grupo Nós do Teatro já premiada em festival em diversas categorias. Assista e defina - quem tem razão: ele ou ela?

Local: Instituto Federal Fluminense Campus São João da Barra - Hall.

Espetáculo
14h
Caracterização Teatral: Maquiagem como composição do personagem
Jonas Defante Terra e Liana Macabu de Sousa Soares

Resumo: A Caracterização Teatral, mais especificamente a Maquiagem, é um grande instrumento estético e expressivo para as artes cênicas. O ato de maquilar vence os obstáculos de visibilidade das expressões do rosto a distância e tem o potencial técnico de alterar completamente a anatomia, na intenção de caracterizar um personagem. Por meio de atividades práticas e demonstrativas, esta oficina mostrará um pouco das possibilidades técnicas e estéticas da maquiagem no teatro. Os participantes experimentarão técnicas de maquiagem realista e caricata, alteração da anatomia, envelhecimento e ferimentos.

Objetivo da oficina: O objetivo é conhecer alguns materiais e como são utilizados na maquiagem teatral; promover a percepção da anatomia do rosto e saber como modificá-la para imprimir sobre ela os traços psicológicos e características dos personagens.

Público alvo: Interessados pela arte de maquilar artisticamente.

Local: Instituto Federal Fluminense campus São João da Barra.

Oficina
14h
Os inimigos não mandam flores [QUISSAMÃ]
Grupo Nós do Teatro

Espetáculo Teatral realizado pelo Grupo Nós do Teatro

Vos declaro... boneco e manipuladora. A peça de Pedro Block retrata a vida do casal Silvia e Geraldo. Ele, um contrabandista financeiramente bem sucedido. Ela, uma articuladora, inferiorizada pela beleza das outras mulheres. Para conquistar Geraldo, Silvia utiliza suas próprias armas, combatendo as gatas que cercam seu marido, armadas com sua beleza e sensualidade. Serão as armas de Silvia suficientes para despertar algum afeto em Geraldo? Uma flor, uma única flor talvez bastasse para começar a sentir. Confira os desdobramentos dessa relação.

Local: Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã - Auditório.

Espetáculo
11h 30min
Dança Urbana
Carlos Diogo Costa Pimentel

Objetivo da oficina: Trabalhar a dança de rua nos estilos pop, look e houve, hip hop dance.

Público alvo: Interessados por dança, sem restrição.

Local: Instituto Federal Fluminense campus Macaé.

Oficina